terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A Perene Exuberância dos Aeonium

 Em pleno Inverno os Aeonium exibem agora umas cores vibrantes. Um dos meus preferidos é sem dúvida o 'Schwarzkopf' da primeira fotografia, a quem também chamam vulgarmente "rosa negra". Arranjei este espécie há uns bons anos numa troca que fiz na net e desde então, e apesar de já ter vendido uns quantos (porque eles também se propagam muito) a verdade é que vamos sempre mantendo uns quantos cá por casa, ainda que, ainda não tenha plantado nenhum para crescer livremente na terra. 

De resto são suculentas relativamente fáceis de manter, apesar de serem muito propensas a serem atacadas por caracóis (ver na segunda foto por exemplo) e também a ganhar piolhos e cochonilhas, daí que convém ir sempre passando os olhos pelas plantas.

Ao longo do ano as cores vão variando bastante, da parte central muito verde, a ficarem com as cabeças mais avermelhadas como agora até quase totalmente preto. Quanto à propagação é muito fácil obter mais plantas por estaquia.

Na segunda foto do lado direito tem ali um outro Aeonium diferente que trouxe de um horto mas não sei a espécie em concreto e, em boa verdade também não me é assim tão importante saber. 




2 comentários:

  1. Até me fizeste levantar e ir à varanda ver dos piolhos, mas felizmente para já não sofre desse mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas convém prestas atenção, porque é de um dia para o outro!

      Eliminar