segunda-feira, 1 de março de 2021

Erva-de-São-Roberto ou Bico-de-Grou

Foi ontem que fotografei esta bela e rica erva, no último fim-de-semana de fevereiro, e ainda sem poder sair do meu concelho por causa do confinamento da pandemia. Almocei, coloquei a bicicleta no carro e fui novamente até à Praia de Melres, desfrutar de magnífico tempo que fazia e esticar um pouco as pernas. Estacionei o carro, abrigado do sol e à sombra de uma verdadeira infestação de mimosas. No chão, uma belíssima erva de caules avermelhados destacava-se: a erva-de-são-roberto ou bico-de-grou.

A erva-de-são-roberto, mesmo para alguém, como eu, que não conhece muitas ervas, identifica-a muito facilmente, precisamente por causa daqueles caules vermelhos, e até pelo seu cheiro característico. Os botânicos dizem-nos que se trata de pelargónio, muitas vezes também designados por gerânio tal como as sardinheiras. 

Segundo li, a denominação robertianum é, segundo algumas opiniões, uma adulteração de rupertianum que evoca a memória de São Roberto, bispo de Salzburgo no século VII que teria descoberto as suas propriedades hemostáticas. 

É uma erva anual, que encontramos muito facilmente em qualquer lado, normalmente em terrenos baldios, como foi no meu caso, ou matas, muros, muitas vezes abrigada à sombra. 

Eu lembro-me de uma caminhada que fiz há uns anos com o grupo do costume, creio que no Gerês, em que o guia do grupo, quando falou desta erva, provavelmente porque alguém a teria identificado, e recordo que mencionou que era, por exemplo, usada por pessoas que recorriam às suas propriedades como alternativa à quimioterapia em casos de cancro. 

No livro "Segredos e virtudes das plantas medicinais" das Seleções do Reader's Digest de 1983, refere que a planta pode ser usada fresca ou crua, podendo ser usada para: aftas, anginas, boca, dartro, diabetes, diarreia, ferida, hemorragia, nefrite, olhos, rouquidão, seio. 

Sem comentários:

Enviar um comentário