terça-feira, 30 de março de 2021

Relvado: Que Graminha Escolher? Santo Agostinho ou Brasileira?

Se eu fosse uma espécie de psicólogo que ouve os donos de jardins, insatisfeitos com o seu relvado a desabafar no divã, eu poderia dizer que, o que ouço com mais frequência é: eu tinha um relvado de estilo inglês (semeado ou onde foi aplicado tapete) muito verdinho e bonito, mas depois, passado um ano ou dois, começou a ganhar peladas e hoje tem mais ervas infestantes do que relva.

Daí que as graminhas, são, a meu ver, uma sólida opção a considerar, especialmente para quem não quer andar sempre a ressemear, adubar, arrancar ervas, etc. E do que eu vou conhecendo, há duas graminhas mais utilizadas nos relvados portugueses. São elas a graminha Santo Agostinho (Stenotaphrum Secundatum) e, mais recentemente, a graminha São Carlos, vulgarmente conhecida por "graminha brasileira" (Axonopus compressus).

Quais as diferenças entre ambas e qual escolher? Bom, eu diria que são ambas boas opções a considerar, e, dependendo do gosto pessoal, de como se apresenta esteticamente o relvado quando está bem estabelecido, há pequenas características que cada pessoa pode considerar.

Aqui deixo um resumo da minha experiência com estas duas variedades, das vantagens de cada uma delas e dos aspetos menos positivos, tendo em conta que estou sempre a comparar uma espécie com a outra.


Graminha Santo Agostinho (Stenotaphrum Secundatum)

Vantagens:

- Folha mais fina, assemelha-se mais ao relvado estilo inglês (também é conhecida por "grama inglesa")

- Muito resistente ao ser pisada

- Combate as ervas infestantes

- No Verão resiste mesmo sem água

Desvantagens:

- Queima-se com a geada / fica acastanhada ou esbranquiçada no Inverno

- É mais dura ao pisar

- Fica mais esbranquiçada depois do corte

- Com o passar do tempo forma um tapete alto e esponjoso - uma espécie de colchão que é preciso escarificar para remover altura / palha

- Mais difícil cortar com corta-relva (tem que ser mais potente)

- É invasora, trepa inclusive pelo meio das outras plantas ou árvores se a deixar estender-se livremente


Graminha São Carlos "Brasileira" (Axonopus Compressus)


Vantagens:

- Forma um tapete denso com um verde mais escuro e brilhante

- Mais fofa e suave se andar descalço ou deitar em cima dela

- Baixa manutenção

- Adaptada ao frio e geada do Inverno

- Pega e cresce mais rapidamente na fase da plantação

- É mais tenra e portanto mais de cortar com o corta-relva

- Não cresce tanto para cima formando aquele "colchão" da graminha Santo Agostinho

- Apropriada para terrenos mais húmidos (lameiro)

Desvantagens:

- Não tolera a falta de água no Verão

- Algumas pessoas não gostam do aspeto da folha mais larga



Há ainda algumas características que não acrescentei por não saber em concreto como, por exemplo, qual será melhor para solos arenosos e para plantar junto ao mar, mas diz-se que junto ao mar a Santo Agostinho é mais resistente. Vou tentar reunir mais informação e, se for o caso, depois edito e coloco aqui. Se alguém que tenha destas relvas passar por aqui e quiser deixar a sua experiência seria ótimo.

9 comentários:

  1. Boa noite. Encontrei este tópico agora é até me deu vontade de rir por identificar-me claramente com o descrito no primeiro parágrafo.

    Estou neste momento com este dilema por resolver. De facto a graminha brasileira, apesar das todas as vantagens, não me parece “fazer” um relvado tao bonito como a sto Agostinho. Isto pelo que vejo no Google.

    Partilha da mesma opinião? A sto Agostinho é semeada ou é plantada como a brasileira?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João, bom dia e obrigado pelo seu comentário.

      Peço desculpa mas por um erro qualquer não tenho vindo a receber notificações de comentários e só vi o seu agora.

      Quanto à sua questão, a resposta é muito relativa. Tenho falado com várias pessoas e uma grande maioria, principalmente as senhoras, acham a graminha brasileira mais bonita, mas como lhe digo, não há concenso, é mesmo uma questão de gosto pessoal. Ambas plantadas, o processo é o mesmo.

      Eliminar
  2. Era o texto que eu queria ler e não sabia.
    No reconhecimento da minha incompetência para manter um mini-relvado de 10m2, optei por ter um mini-prado que aparo regularmente. Cresce lá o que quiser: trevos, florzinhas várias tipos de existências verdes que não sei identificar. É bonito e um descanso. E é verde, que é o que mais me encanta na natureza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era o que eu eu tinha em 2010, um "ervado" como lhe chamava. Muito verdinho no Inverno, o problema era que o verão muitas ervas anuais secavam e ficava muita terra à vista, daí ter-me decidido a plantar graminha

      Eliminar
  3. Bom dia,
    Pergunto se é uma boa altura para plantar a graminha brasileira através das pontas que começam a crescer noutra área do jardim, conforme fotos que anexo.
    Obrigado pelos esclarecimentos.
    Jorge Cunha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é ótima altura. Ela pega muito bem. Convém é regar bem nas semanas seguintes.

      Eliminar
    2. Obrigado. Pode facultar me o seu e-mail ou telefone porque não consigo anexar as fotos que lhe queria mostrar.

      Eliminar
  4. É viável plantar graminha São Carlos numa área onde está estabelecida graminha Santo Agostinho?

    ResponderEliminar