terça-feira, 3 de agosto de 2021

Querida, Deitei as Árvores da Rotunda Abaixo (Para Fazer Bonito para as Eleições)

Há umas semanas passava na Foz-do-Sousa (em Gondomar) e fiquei chocado quando vi que tinham deitado abaixo as oito árvores que estavam na rotunda em frente do centro de saúde (início do trilho PR1 GDM que passa pelos Moinhos de Jancido) e perguntava-me o que é que motivara tamanha aberração. Será que, como estamos em campanha eleitoral para as autárquicas e o concelho parece um estaleiro de obras, também por ali iram fazer alguma obra?

Agora que, de novo, por lá passei, já sei que não foi nada disso que se aconteceu. Simplesmente algum ser iluminado, não interessa se da junta de freguesia ou da câmara municipal (que por acaso são chefiadas pelo mesmo partido socialista) achou por bem que as árvores são como como uns móveis quaisquer, foleiros, que podemos trocar quando deles nos cansamos. E então vai daí, deitaram aquelas oito grandes árvores abaixo, ao melhor jeito "Querido Mudei a Casa" para ajardinar a rotunda e parecer bonito agora para as eleições autárquicas. 

Se em dez anos as oito árvores cresceram imenso como se vê nas imagens do Google Maps:


Agora decidiram deitá-las abaixo para as substituir por bétulas e encher a rotunda de casca de pinheiro.



A estupidez autárquica, de facto, não tem limites. As árvores não se plantam e deitam abaixo ao sabor das vontades da edilidade. As árvores plantam-se e ali deveriam ficar, sempre bem cuidadas, até morrer e só então serem substituídas por outras. Infelizmente os políticos cada vez mais falam de "Ambiente" mas é só mesmo para adolescente ou jovem adulto que se preocupa com as alterações climáticas ver. Não há qualquer respeito nem um mínimo de sensibilidade dos autarcas para com o ambiente. 

2 comentários:

  1. Olá boa tarde,
    Respeito pelo ambiente ? Claro que não.
    O "Ambiente" para os políticos é apenas uma palavra bonita que permite pelouros nas câmaras e um Ministério cheio de tachos para que a família e amigos possam viver à grande à custa do contribuinte, não interessa a formação.
    Sem contar que, quando por acaso plantam árvores, não escolhem o porte da planta em função do sítio, e depois temos passeios todos rebentados com as raízes onde se torna difícil passar com um carrinho de bebé, por exemplo.

    Por outro lado, em ano de eleições não é só Gondomar que está em remodelações, mas sim o país inteiro!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas há certas coisas que não basta sequer ter formação, há coisas que é senso comum! As árvores não são bibelots que põem, tiram e deitam ao lixo! Mas lá está, deita-se abaixo, plantam-se novas e alguém lucra com isso. Mas a mim revotam-me este tipo de situações. Quanto às obras é mesmo isso, parece que durante quatro anos não se faz nada, para de repente depois se fazer tudo e mais alguma coisa! Bom resto de semana ;)

      Eliminar