sábado, 14 de agosto de 2021

Agaves Dragão (ou Pescoço-de-Cisne) Renascem do Gelo


Janeiro 2021 foi dos meses mais gélidos que tivemos das últimas décadas. A superfície do lago das tartarugas congelou e o terreno foi salpicado de branco. Bastou uns dias de descuido, sem ter protegido as suculentas e tive algumas perdas. Das plantas aquáticas também não restou nenhuma alface de água ou salvinia. 

No Canteiro das Suculentas que iniciei em Março de 2020 (no primeiro confinamento da pandemia) um dos Agaves dragão (Agave attenuata) morreu porque o tronco apodreceu completamente. O outro, que era um pouquinho maior e estava mais junto à parece  da casa, acabou por safar-se. Na imagem, foi o do lado esquerdo que não resistiu:




Entretanto o do lado direito, passados todos estes  meses, começou a brotar filhotes, quer no solo junto ao tronco, quer no centro. O tronco está muito seco e estreito, mas a verdade é que ainda vai resistindo e já conseguiu assegurar descendência. 



Um outro agrave dragão que tinha noutro local começou a apodrecer a parte de cima, então, resolvi cortar essa parte que estava podre. Resultado: começou a botar! 



Já sabem, se plantarem um agave dragão (Agave attenuata) no jardim, tenham sempre presente que, se o terreno for exposto à geada, é preciso protegê-los antecipadamente, e não, como aconteceu comigo, que os deixei levar com muita geada dois dias seguidos. 


Sem comentários:

Enviar um comentário