domingo, 1 de julho de 2018

Plantei-te no Meu Jardim

A primeira flor...

Gosto muito de romãzeiras. Cada vez mais. Além da sua beleza e simbolismo, gosto muito das mudanças cromáticas ao longo do ano. As suas folhas, que nascem vermelhas e só depois ficam verdes; dos pequenos botões das flores e da explosão de vermelho quando abrem; à beleza que é depois ver o arbusto despido com os seus enormes frutos que, generosamente se abrem para os pássaros comerem as suas sementes. 

As primeiras folhas vermelhas...
Plantei a primeira romãzeira em 2009 e foi preciso esperar, pacientemente, até 2016 para dar frutos pela primeira vez. E passei a gostar mais dela, pois aquele sabor é quase inebriante. E desta árvore já propaguei várias, quer extraindo pequenos rebentos da mãe, quer propagando por semente. 

E já tinha vindo a pensar nisso. Tive que arrancar uma enorme clementina que tinha porque estava a morrer. E naquele espaço de terreno que outrora a envolvia e alimentava estava agora sem relva, despido. E eu já tinha vindo a pesar nisso. Em plantar-te lá, naquele espaço disponível. 

À esquerda a clementina que morreu
Estavam a passar dois anos desde o dia em que me contactaste pela primeira vez. Achei que seria uma boa data te plantar porque, nem de propósito, o final de Novembro é a altura do ano mais propícia em Portugal para plantarmos árvores (ao contrário daquela coisa do 21 de Março que aprendemos todos na escola).

No Inverno o jardim estava uma lástima. A relva completamente esbranquiçada, mais parecia que tudo ia morrer devido à quantidade de geada que caiu e ainda na sequência da profunda escarificação que fiz em Outubro. Tudo estava feio. Mas eu sabia que na Primavera tudo haveria de recuperar, ainda que, eu tivesse que dar uma pequena ajuda. 

O Inverno que deixou o relvado num estado lastimável
Coloquei uma círculo de pedras em volta para delimitar, e plantei relva no restante espaço para tudo ficar uniforme. E aos poucos tudo recomeçou a ficar verde de novo. 







Em Fevereiro começaram a brotar as primeiras folhinhas, naquele vermelho vivo e dois meses depois surgiriam as primeiras flores, que vão caindo e outras vão nascendo. Agora é esperar pelos primeiros frutos, e para isso talvez ainda seja preciso esperar mais alguns anos, mas só esperando para ver o que acontece. 

Na viagem da vida vamos conhecemos diferentes pessoas. Não raras vezes elas seguem caminhos diferentes dos nossos. As plantas e as árvores não. Só fazem viajar a sua prole. Criam raízes e fixam-se adaptando-se toda a vida ao mesmo local. Por isso decidi plantar-te no meu jardim. Esta romãzeira não vai a lado nenhum, ficará sempre ali a fazer-me companhia. 

Sim, se quiseres, agora que não estás plantei-te no meu jardim.


Sem comentários:

Enviar um comentário