Estamos no outono, e neste momento poucas flores existem, tanto no monte como em minha casa. Talvez por isso se concentre um elevado número de abelhas nas flores brancas da minha nespereira. O número é tão grande que mesmo a alguns metros se ouve aquele zumbido de fundo de abelhas, e principalmente dos abelhões que debitam uns quantos decibéis acima
Nespereira em flor |
Mas isto leva-me de encontro ao que tenho visto acontecer todos os dias, que é, observar vespas a atacar abelhas no chão nas imediações da nespereira. E a minha dúvida é, se elas o fazem indiscriminadamente e têm capacidade de apanhar uma qualquer abelha saudável, ou se, à semelhança dos grandes predadores, que investem sempre as suas energias nos elementos mais fracos ou doentes das manadas.
O comportamento é sempre igual, depois de imobilizar e matar a abelha, retira-lhe a cabeça, deixando o resto do corpo abandonado. Estou em crer que só leve aquela parte específica para a alimentação da sua prole. Curiosamente o ninho de vespas que estava no poste de eletricidade em frente de minha casa e que começou a ser construído este ano foi abandonado e não mora lá nenhuma vespa.
Sem comentários:
Enviar um comentário