domingo, 27 de dezembro de 2020

Algo Não Está a Funcionar no Combate à Vespa Asiática

No dia de Natal aproveitei o bom tempo e levantei cedo. Meti a bicicleta no carro para ir queimar umas calorias da noite de consoada, mas também com a ideia de ir fazer uma coisa que já há semanas andava para fazer: fotografar vários ninhos de vespa asiática e também tirar algumas fotografias sobre o atentado que a autarquia por aqui tem cometido sobre as árvores. Mas para já este texto será só sobre as vespas asiáticas.

Acho que no geral todas as pessoas têm conhecimento sobre a vespa asiática ou vespa velutina (nome científico). Tem sido muito difundido, até várias mortes que infelizmente têm acontecido porque algumas pessoas ficam picadas, mas também tem sido noticiado o grave problema para a biodiversidade porque esta invasora está a dizimar as nossas abelhas, e por consequência também a causar graves prejuízos aos apicultores. E é do conhecimento geral que já há alguns anos os ninhos estão a ser destruídos no sentido de travar a sua propagação. 

Ora, o que me deixa bastante perplexo é constatar que ninhos que já tinha visto no ano passado, neste outono e depois das folhas terem caído, os tenham revelado novmente, sinal que nada foi feito! Só no caminho casa-trabalho passo por, pasmem-se!, quatro ninhos de vespa asiática! Será que as pessoas que ali vivem não sabem o que é um ninho de vespa? Ou será que andam todos só a olhar para o chão e não vêem as árvores? Ou será que vêem mas depois não fazem nada? Estamos a falar de uma estrada nacional, por onde passam por ali milhares de pessoas todos os dias. E as pessoas responsáveis, presidentes de junta e restantes trabalhadores, pessoas da proteção civil, guardas da GNR, toda essa gente que está mais sensibilidade e informada para este problema, o que andam a fazer? 

Algo não está a funcionar para as pessoas não reportarem todos os ninhos que avistam e para que não sejam o mais rapidamente destruídos. A mensagem precisa passar, é preciso sensibilizar toda a população, mas é também preciso que os responsáveis façam alguma coisa. E não, a pandemia neste caso não serve de desculpa. Como referi estes ninhos já cá estavam desde o ano passado, bem antes da pandemia ter começado. Mais, um dos ninhos está mesmo dentro do terreno da central da EDP na barragem de Crestuma-Lever, o que denota um completo alheamento das pessoas para o problema. 

O que fazer então quando alguém avistar um ninho de vespa asiática? Podemos fazer de várias formas. Eu preferi reportar no site do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, em STOPVESPA.PT porque me pareceu mais simples. No site consta toda a informação necessária, por exemplo, fichas das diferentes espécies de vespas e dos seus ninhos para melhor se poder identificar corretamente. O site disponibiliza duas formas de preencher os avistamentos, para cidadãos em geral e também para os municípios. Depois de abrimos estamos a poucos passos de registar o avistamento, quer se trate de sinalizar o avistamento de vespas ou de um ninho. Basta só preencher o nosso nome, e-mail, telefone, distrito e concelho e depois anexar fotografias do local onde o ninho se encontra bem como sinalizar no mapa. Em menos de cinco minutos temos o registo efetuado. 

Em alternativa podemos contactar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), a junta de freguesia ou a câmara municipal ou até a própria GNR.

Sem comentários:

Enviar um comentário