segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

O Absurdo Abate de Árvores em Gondomar

 As árvores são de uma tremenda generosidade pois é graças a elas e ao incrível processo que se chama fotossíntese  que permite aos seres humanos e restantes animais possam respirar oxigénio e existir. Sem árvores não teriam existido seres humanos, sem árvores eles deixarão de existir. A maior das prioridades para os seres humanos deveria então ser proteger as árvores, mas, infelizmente, como sabemos, não é isso que tem vindo a acontecer. 

É pois com grande estupefação e até revolta que vejo que se deitam árvores abaixo como quem troca de camisola. Não há um mínimo de sensibilidade. Em segundos um qualquer idiota deita abaixo uma árvore que demorou anos a crescer e não importa que depois outra ali seja colocada no mesmo local. As coisas deveriam ser pensadas a longo prazo, deveria-se proporcionar as melhores condições às árvores para que possam crescer e desenvolver-se nas melhores condições e ali estarem a proporcionarem-nos oxigénio por muitas décadas ou centenas de anos.  

Estamos num tempo de plantar e semear árvores, não num tempo de as abater e nos tornarmos ainda mais pobres. Mas vamos aos exemplos. Junto ao Cais e Marina da Lixa em Covelo, na estrada nacional que por ali passa, havia um quase túnel de plátanos. Não sei bem porquê, deitaram-nas todas abaixo (se há uma explicação lógica e racional eu não consigo encontrar):


Em Broalhos, junto à escola, ali estavam cinco plátanos. De um dia para o outro deitaram abaixo três! Explicação? A única que encontro (e que pode estar errada) é que terá sido para mostrar as árvores que se plantaram num terreno baldio onde já fixaram uns bancos de jardim, naquilo que parece um futuro parque de lazer. Portanto, vamos deitar árvores adultas abaixo para mostrar que andamos a plantar árvores pequenas. Que raio de lógica é esta? Acho muito bem que se plantem árvores, mas por causa disso não vamos deitar outras árvores abaixo! 



Mas isto não é de agora, aliás, já há dois anos tinha aqui falado de um outro abate de árvores, noutra freguesia, em São Cosme, onde para ajeitarem a rua decidiram simplesmente deitar as árvores todas abaixo! 



Muito se tem falado de árvores e de ambiente, são palavras muito bonitas que ficam sempre bem em campanhas eleitorais, até porque é um tema que está na ordem do dia, é muito querido principalmente pelos mais jovens, mas depois na prática verificamos que são palavras ocas sem qualquer sentimento.  
 
O ambiente não pode ser só uma palavra muito bonita que os políticos empregam nas campanhas eleitorais, deveriam ser consistentes na sua defesa, mas infelizmente não é isso que vejo por onde passo.
E deitar árvores abaixo indiscriminadamente certamente não é defender o ambiente. Demonstra muita insensibilidade. É preciso plantar as árvores, proporcionar-lhes as melhores condições para que ali se fixem dezenas, centenas de anos e não deitar árvores abaixo como quem troca uma peça de roupa e a substitui por outra. Precisamos que se plantem ou semeiem árvores, não precisamos que as deitem abaixo. Se os autarcas não têm essa sensibilidade para estas questões, pois então que se saibam rodear de pessoas que a tenham e os ensinem a amar a e a fazer alguma coisa pela Natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário