domingo, 18 de dezembro de 2016

PR Rio Uima - Caldas de São jorge

Sábado depois de almoço decidi de repente ir até Caldas de São Jorge para fazer uma caminhada num dos vários percursos daquela freguesia da Feira (Aveiro).

Analisando o painel informativo junto das Termas de São Jorge (que não identifica a amarelo o PI) fiquei a saber que são três os percursos:

PR - Percurso Rio Uíma (6,8Km)
PC - Percurso do Calvário (5,1Km)
PI - Percurso da Ilha (1,2Km)

Eu decidi fazer o Percurso do Rio Uíma, eram quase 7Km tinha tempo suficiente para ir e voltar (o percurso é circular) ainda antes de começar a escurecer e não poder fotografar se houvesse motivos para tal. Também já aqui falei anteriormente deste rio, aquando da visita ao Parque das Ribeiras do Rio Uíma.

Estacionei mesmo junto a uma fonte pública, mesmo defronte das Termas, onde vi várias pessoas a encher vários garrafões para levar para casa, e passeei primeiro por ali, onde tem uma bonita área de lazer, para adultos e parque infantil para os mais novos, um campo de futebol, um coreto, e vários equipamentos, agora muito em voga, para fazer exercício físico. Para logo depois inverter e começar o percurso.


Termas Caldas de São Jorge

Fonte Caldas de São Jorge

As glicínias despidas






Início do PR Percurso Rio Uíma


Estão jasmins plantados nesta estrutura de madeira












Ao longo do percurso passei por várias edificações, algumas que deu para perceber que seriam antigos moinhos de água. Até vislumbrei por entre as silvas uma grande mó em granito.
Nas margens do rio viam-se bonitos fetos, com cores outonais.


















Olhando para o mapa, parecia teria de contornar o Parque de Lazer de Várzea e voltar por outro caminho junto ao caminho de ida. Mas chegado lá, andei em volta e acho que tinha mesmo era que se voltar pelo mesmo caminho, e foi o que fiz. E referir também, que ao longo do percurso nem sempre a sinalização existia para se perceber facilmente que direção tomar. 























Talvez lá regresse em breve para explorar o que ainda falta para explorar.

Sem comentários:

Enviar um comentário