domingo, 16 de agosto de 2020

Compostagem: Começar Tudo de Novo


Depois de ter recolhido todo o composto pronto dos três compostores que tenho e que estava pronto a ser armazenado (excluindo algumas coisas lá pelo meio que iam aparecendo sem estarem bem decompostas e que separava) foi tempo de recomeçar todo o processo de novo e voltar a encher os três compostores de mais matéria orgânica.

Nesta fase tenho o meu processo é toda uma rotina e é assim que procedo. Não significa que é o mais correto, é simplesmente a forma que acho que funciona comigo. Nas traseiras da casa tenho sempre uma pilha com folhas e relva e todo o tipo de restos de jardim que ali vão ficando a decompor. É dessa pilha com que vou abastecendo os três compostores com os materiais já em decomposição. 

A grande vantagem da pilha de compostagem em relação aos compostores é a facilidade que permite mexer e revirar. Então, colocando os materiais já semi decompostos no compostor o processo de decomposição até ter o composto orgânico pronto será necessariamente mais rápido. 

Hoje comecei por encher os compostores, cerca de metade, com materiais já em adiantado processo de decomposição. Depois acrescentei os nossos conhecidos verdes e castanhos em camadas, relva (acabada de cortar e já com mais tempo de decomposição) e folhas de plátano, as tais que trago para casa quando limpam as ruas e as deixam ensacadas e ficaram os compostores cheios. Nas próximas semanas o volume irá baixar e será necessário ir acrescentando mais materiais. Parece-me que nesta altura, e visto que estamos no Verão e falta alguma humidade, que não será má ideia deixar as tampas levantadas e deixar entrar alguma água da chuva. 

2 comentários:

  1. Olá amigo blogueiro! Como está a vida? Vi que esta postagem já tem uns dias. Mesmo assim bem melhor que eu: de manhã publiquei e já não o fazia há semanas. Tem sido impossível. A casa só agora começou a entrar nos eixos, fui uma vez à praia, estou muito cansada, por vezes até penso que estou doente! Mas creio ser mesmo cansaço. Em breve espero poder ter uns dias de férias, ir à praia, dormir. Escrevi sobre uma osga que aqui entrou. Sabia pouco sobre elas e passei umas horas a ver o que encontrava sobre as bichas na internet. Como sempre aprendi e aprendi a respeitar ainda mais a Natureza que é uma fonte de espanto e maravilha contínua. Nada de plantios ainda! Pensei em criar um grande vaso de alfazema...Espero que tudo vá bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!! Tenho-me lembrado de si e da sua ausência! Por aqui vai indo... nem sempre de forma positiva mas já sabe que sou um multi-resistente! Não tenho publicado com tanta frequência e acho que também terá que ver com andar bastante entretido com o Twitter (e restantes redes sociais!)
      Ainda bem que está de volta! Beijinhos

      Eliminar