domingo, 25 de julho de 2021

Talvez Sejam Gralhas Porque os Corvos Não Gritam Assim

Como não sou grande entendido em aves, não me arrisco a distinguir, com toda a certeza, e, ainda por cima ao longe, gralhas de corvos. Mas a verdade é que, pelo que sempre fui lendo, sempre as que as pessoas pensam que estão na presença de  corvos, estão na verdade a ver gralhas, que, por qui onde vivo são muito comuns (se não forem corvos!). 

E uma das diferenças é essa, as gralhas andam em bando e são vistas em pinhais e terrenos agrícolas, ao passo que os corvos são mais solitários. Depois os próprios cantos são diferentes, parecendo-me que as gralhas são mais estridentes, isto além das diferenças físicas: o corvo é mais imponente, tem o bico maior e o peito mais encorpado, tal como a cauda também é diferente. Contudo, qualquer pessoa menos conhecedora de aves, tal como eu, o mais provável é confundir e achar que está a ver corvos, quando na verdade está na presença de gralhas. E quer-me parecer também, que, quando se sabia que pessoas tinham corvos em casa, algo que também era comum, o que é proibido e dá multa (tal como gaios ou pegas (tudo aves da mesma família conhecidos por imitarem vozes humanos), e neste caso também me parece, e eu cheguei a ter na família pessoas que diziam ter em casa corvos, quando o mais provável é que talvez fossem também gralhas. 

Esta semana estava em casa no jardim e comecei a ouvir as suas vocalizações tão características e olhei em volta e consegui ver, aquilo que penso ser duas gralhas. Estavam bastante longe, talvez a uns duzentos ou trezentos metros de distância. Fui ao carro buscar a pequena compacta digital (infelizmente não tinha comigo a reflex com a lente macro) e tirei algumas fotos. Pouco tempo depois uma outra ave fez-se ouvir  e ver, e minutos depois, as três acabaram por voar dali, porque uma ave de rapina voou por aquela zona. Pelo meio um bando de pombos atravessou-se a meio. 





Para saber mais:


2 comentários:

  1. Tive essa dúvida o ano passado! Mas é quase sempre gralhas pela razão se serem numerosas em Portugal ao contrário dos corvos. Como quando as vejo elas apenas são audíveis, estão longe, fui procurar as vocalizações ao Youtube. Isso ajuda! Se voarem e conseguirmos ver também se percebe pela cauda, uma é quadrada, a outra é em forma de cone (corvo). O bico do corvo também é maior. Acho uma piada ao som delas! Aqui vejo muita, mas muita pega rabuda, que também é aparentada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo. Eu na dúvida consulto sempre o Aves de Portugal porque não é fácil, pior quando os(as) vemos, como geralmente acontece, muito ao longe! Por aqui, não sei porquê, mas deixei de ver pegas, há é muitos gaios, todos primos uns dos outros!

      Eliminar