No ano passado dei conta aqui da minha indignação por ver, um pouco por todo o concelho de Gondomar, um absurdo abate de árvores sem qualquer explicação. Deunciei a situação ao jornal cá da terra, o Vivacidade, e a resposta veio do vereador do ambiente.
Mas entretanto, com o avançar das obras no Cais da Lixa, todos percebemos finalmente o porquê daquele aberrante abate de vinte ou trinta plátanos. Tudo tinha afinal uma explicação. E então é assim, a autarquia (PS) de Gondomar decidiu por bem deitar abaixo dezenas de árvores, e gastar 680 mil euros, todo este esforço para construir uma rotunda que é completamente inútil. Mas todo este absurdo tem uma utilidade para o empresário Mário Ferreira que verá os seus barcos ali atracarem, contudo os barcos de recreio não andam nas rotundas, pois não?
Também vi deitarem abaixo uma porção de árvores para fazerem uma rotunda e um estacionamento para um Minipreço. O minipreço, ao fim de uns meses, fechou! O estacionamento era coberto, removeram a cobertura. A estrutura está até hoje desocupada. A pequena rotunda tem uns problemas de acesso e de vez em quando há carros que sobem os passeios e se despistam. Puseram casca castanha, não sei o que é, que se espalha por todo o lado, e que o vento arrasta, pouca relva e poucas árvores. Mudaram tudo. Nem sei bem se ficou melhor, bom, uma parte ficou, um acesso mais resguardado a um quiosque. Noutra zona, em Buarcos, foi uma guerra por causa das árvores. Abateram-nas, dizendo que estavam velhas. Depois o Leslie levou mais algumas. Depois obras parvas que ninguém entende. As primeiras chuvas levaram água para dentro das lojas: nunca tinha sucedido. Dizem que até plantaram mais mas também substituíram a zona de relva por pedra. A zona que era fresca e característica perdeu a cor local e agora parece um terreiro. Ainda não li uma crítica positiva à intervenção, a não ser dos senhores envolvidos...Gosto muito de Buarcos, foi um lugar que cresceu, mas bem, ao longo do tempo. Gostava de ir caminhar até lá, de frequentar as esplanadas e a praia, mas agora estragaram tudo. Até o trânsito se faz pior do que se fazia...vá lá entender-se.
ResponderEliminarEsta rotunda aqui faz-se porque é onde os barcos do Mário Ferreira vão atracar. Já fizeram um passadiço muito arranjado mas é só por causa dele. 700 mil euros por uma rotunda e deitar tantas árvores abaixo. Eu não consigo compreender isto. Mas se calhar sou só eu.
Eliminar