quinta-feira, 8 de julho de 2021

Revestir Muros com Ficus Pumila


A Ficus pumila é uma trepadeira muito vigorosa, que, como se gruda com grande força é ideal para revestir muros feios ou que não foram rebocados/pintados. Se uma pessoa construir um muro e não quiser gastar dinheiro a arear e pintar, pode conseguir um efeito espetacular plantando esta planta. Mas convém ter presente que é uma planta que precisa ser aparada regularmente, não se pense que basta plantar e já está. Não, ela vai crescer livremente e trepar por cima de tudo o que encontrar, e vai começar a alargr muito, ganhando ramos muito grossos e descontrolados e até dará uns frutos enormes pouco estéticos para o que se pretende. É necessário aparar frequentemente para que mantenha um aspeto bonito.

De um dos lado da minha casa, o maior, do lado do monte, tenho um muro relativamente comprido que não foi areado muito menos pintado. E como sabem, em cima do muro foi ficada uma rede de um metro, que foi ocupada pelas heras e já tem a largura do muro. Mas bastou ter plantado duas Ficus pumila lá pelo meio das heras, que elas treparam o muro, viraram para o lado de fora, e agora grande parte do muro está vestido de verde dando um efeito espetacular.

Mas, como ainda faltam alguns metros, e, porque não propaguei (ao que parece a Ficus pumila enraiza muito facilmente em água), ao passar num horto comprei cinco vasinhos que me custaram 1,80€ cada um. A ideia é plantar algumas plantinha a meio dos sítios onde o muro ainda está à vista e esperar que peguem bem (sim, esta não é a melhor altura para plantações) e que depois aos poucos possam cobrir totalmente o muro.

Veremos agora como irá evoluir o crescimento das plantas e por cá virei dando notícias.

2 comentários:

  1. Olá! Gosto imenso de aprender estas coias. O meu terraço não é pedra, antes fosse, está pintado com uma tinta que descascou. Vou ter de repintar. Não posso meter plantas pois a casa não é minha, mas bem gostava. Amanhã vou aplicar uma espécie de cobertura em parte dele. Só tinha um chapéu de sol sobre a mesa mas esta vai dar para uma área bem maior. Só vinha contar outra aventura: mais uma ave que apareceu aqui, desta vez estava presa no tubo do exaustor! Era um pequeno rabirruivo que lá voou para a liberdade...E vão três!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Belinha!
      Os rabiruivos tal como os pardais também se aproximam muito das nossas casas :) E as andorinhas claro!

      Eliminar