sábado, 18 de agosto de 2018

Beldroegas: As Campeãs do Omega 3 que Nascem em Todo o Lado!

As beldroegas quase dispensam apresentações visto que, na Primavera e Verão, nascem um pouco por todo o  lado. É uma planta anual, rasteira, que cresce sobre o solo. De folhas bastante verdinhas e suculentas, talos mais ou menos avermelhados e pequenas flores amarelas. 

Não há campo e pedaço de terreno fértil onde elas não apareçam! E até me foram nascer numa floreira onde tinha plantado algumas suculentas. Deixei-as crescer à vontade, e veja-se como até já alcançaram o chão!



Apesar de quase odiadas por algumas pessoas, por causa da sua dispersão, a verdade é que estamos na presença de uma planta muito rica, que tanto pode ser usada na alimentação (são conhecidos alguns pratos da cozinha alentejana) nomeadamente em sopas e saladas e, não menos importante, esta é a planta do reino vegetal mais rica em Omega 3, mais até que alguns peixes! Mas além disso, é baixa em calorias e rica em vitaminas, mineiras e anti-oxidantes. 

Tem também propriedades medicinais sendo usada, entre outros, como analgésico para tratar dores de cabeça, dores de estômago, remédio para a artrite, anti-hemorrágica e diurético. 



Não deixa de ser portanto irónico, que uma planta tão rica, quer do ponto de vista nutritivo como do ponto de vista medicinal, que nasce por tudo quanto é lado, sem necessidade de se ter trabalho a plantar (como por exemplo a alface) e que depois seja desprezada e considerada uma erva daninha. 

Sem comentários:

Enviar um comentário