As beldroegas quase dispensam apresentações visto que, na Primavera e Verão, nascem um pouco por todo o lado. É uma planta anual, rasteira, que cresce sobre o solo. De folhas bastante verdinhas e suculentas, talos mais ou menos avermelhados e pequenas flores amarelas.
Não há campo e pedaço de terreno fértil onde elas não apareçam! E até me foram nascer numa floreira onde tinha plantado algumas suculentas. Deixei-as crescer à vontade, e veja-se como até já alcançaram o chão!
Apesar de quase odiadas por algumas pessoas, por causa da sua dispersão, a verdade é que estamos na presença de uma planta muito rica, que tanto pode ser usada na alimentação (são conhecidos alguns pratos da cozinha alentejana) nomeadamente em sopas e saladas e, não menos importante, esta é a planta do reino vegetal mais rica em Omega 3, mais até que alguns peixes! Mas além disso, é baixa em calorias e rica em vitaminas, mineiras e anti-oxidantes.
Tem também propriedades medicinais sendo usada, entre outros, como analgésico para tratar dores de cabeça, dores de estômago, remédio para a artrite, anti-hemorrágica e diurético.
Não deixa de ser portanto irónico, que uma planta tão rica, quer do ponto de vista nutritivo como do ponto de vista medicinal, que nasce por tudo quanto é lado, sem necessidade de se ter trabalho a plantar (como por exemplo a alface) e que depois seja desprezada e considerada uma erva daninha.
Sem comentários:
Enviar um comentário