Por estes dias no jardim, andava um exército de insetos nas flores do meu sargaço. Maioritariamente vespas, mas também abelhas e lá pelo meio um verdadeiro OVNI que me chamou a atenção. À primeira vista parece ser uma abelha ou vespa, mas será mesmo assim? Se vissem este inseto qual seria a vossa primeira ideia?
Eu sou um quase leigo nestes assuntos de insetos. É verdade que, fruto de viver no campo sei distinguir alguns bichinhos que a maioria das pessoas da cidade terão dificuldade em identificar, mas não muito mais que isso.
Ainda assim todos nós sabemos porque aprendemos na escola, que há animais que usam o mimetismo, um disfarce, para enganar os outros animais. E isto também acontece muito com os insetos. E mal olhei para este inseto, a minha primeira ideia é que se tratava de uma mosca das flores que gosta de imitar abelhas ou vespas.
É verdade, uma mosca! Porque se observarmos com atenção, e os detalhes são sempre importantes, verificamos que esta suposta vespa (ou abelha) quase não tem antenas! E os olhos não são olhos de abelha nem de vespa. São maiores e redondos enquanto que nas vespas e abelhas são alongados. Mais fácil ainda de identificar é, à semelhança das aves, observar o seu voo. Também os insetos têm voos caraterísticos que ajudam na sua identificação. E uma mosca não voa como uma abelha ou como uma vespa. As moscas têm voos extremamente rápidos, já as vespas e abelhas que tentam imitar fazer voos com muito mais graciosidade.
E por que é que uma mosca quer parecer uma vespa ou abelha? Certamente por uma questão de defesa, mostrando-se mais perigosa do que de facto é. Para que as suas cores passem uma mensagem e para que não se metam com ela! Genial não é?
Sem comentários:
Enviar um comentário