quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Ruralidades: A Apanha da Batata

Estamos no Verão, em pleno Agosto, época em que a maioria dos portugueses está a banhos na praia, mas muitos outros portugueses têm de fazer a sua praia no campo por causa das suas culturas. Não estamos a falar de latifundiários mas de pessoas que têm um pequeno terreno e cultivam a sua horta para consumo próprio.  


Desde pequeno que sempre me lembro de ter estado envolvido na plantação das batatas, quer em casa para os meus pais, quer em casa dos meus avós. E se aquando da plantação competia-me colocar a batata no rego e adubar, meses depois, já no Verão era tempo de a apanhar.  E férias grandes era sempre também sinónimo de apanhar batatas. 


A apanha da batata tem todo um ritual que conheço bem. Mas antes de mais eu sempre gostei de andar descalço na terra e era assim que me sentia bem. E assim aconteceu esta semana quando voltei a ajudar os meus pais. 


A primeira tarefa que se tem de fazer é cortar a rama da batata e então depois seguidamente começa-se a arrancá-las com a enxada. E é necessário que se seja preciso para que não se acerte e corte as batatas. As batatas arrancam-se e ficam no chão, e em seguida é então preciso e separar o que é para armazenar (que levará um pó inseticida por causa da borboleta) das cortadas (que serão consumidas de imediato) e as miúdas que servem, por exemplo, para alimento do gado (quem o tiver). 

No fim toda a rama da batata junta-se e coloca-se na pilha do estrume, ou faz-se uma nova pilha. 


Outras das coisas engraçadas que acontecia já em criança era eu olhar para o formato de algumas batatas pois mais pareciam verdadeiras esculturas. E essas colocáva-as de lado para depois as admirar! Tal como fiz esta semana também!


Outra coisa que achei curiosa foi encontrar pequenas batatas que, ainda debaixo da terra e já estavam a grelar!, ou seja, uma batata que já iria dar origem a uma nova planta para dar mais batatas!


Eu continuo a achar que todo este trabalho, neste caso específico da batata não compensa, porque estamos a falar de um produto que é barato e os meus pais já começam a não ter idade para este tipo de trabalho que exige algum esforço. Mas eles gostam de ter o terreno cultivado e dizem-me que as batatas que se vendem por aí não se comparam e pronto, todos os anos vão tendo batatas para apanhar. E, segundo eles, esta foi uma das melhores produções de batata dos últimos anos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário