domingo, 20 de junho de 2021

Carvalho-alvarinho e o Gaio Plantador


 Continuam os carvalhos emergir no relvado. Este já tinha um bom tamanho, e, aproveitando que choveu puxei-o e ele facilmente se soltou da terra fofa. 

Não tendo grandes carvalhos perto de minha casa, a explicação que encontrou para os muitos que nascem (sobreiros também) é para os muitos gaios que por aqui andam (e que por estes dias, por exemplo, passam a vida a comer os magnórios da árvore que tenho nas traseiras da casa). 

É sabido que os gaios gostam de bolotas e que no Outono fazem provisões delas para o Inverno. Enterram muitas bolotas e depois no Inverno vão lá buscá-las para comer. Bom, talvez se esqueçam de algumas e serão essas que depois dão origem a muitos sobreiros e carvalhos. Involuntariamente o gaio é um grande plantador! 

Enquanto olhava para este carvalho-alvarinho (quercus robur), a espécie mais comum no nosso país, pensava como acho ridículo que se fale em floresta em Portugal. Se o nosso país tivesse realmente florestas, estas estariam repletas destes carvalhos (e também de sobreiros, azevinhos, azinheiras e medronheiros). O que infelizmente o nosso território tem é autênticos desertos verdes de eucaliptos, de austrálias e mimosas que são um desastre para a biodiversidade. E infelizmente o gaio faz mais pela biodiversidade que os nossos políticos. 

Para saber mais sobre o carvalho-alvarinho:

"Um facto interessante sobre esta espécie é o das bolotas apenas serem produzidas quando a árvore atinge os 40 anos, ou mais, e o seu pico de produção máxima ocorre cerca dos 120 anos de idade".

https://www.100milarvores.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário