quarta-feira, 9 de junho de 2021

Dois Ninhos no Telhado

 Cá em casa dos meus pais o canto da passarada é permanente, especialmente com o canto dos pardais que tomaram de assalto as chaminés. Mas além disso ouvem-se também, entre outros, melros, chapins, piscos, gaios, rolas e andorinhas e algumas aves de rapina.

No ano passado dei conta de que  as andorinhas tinham cá começado um ninho. Pois bem, para meu espanto elas (e quando digo elas refiro-me ao grupo e não só ao macho e fêmea) iniciaram simplesmente a construção com lama mas deixaram o ninho a meio antes de migrarem para outras paragens. Entretanto um ano depois regressaram e acabaram a construção do ninho, que ficou quase totalmente fechado, deixando só uma pequenina abertura para entrarem e saírem.

Este ninho das andorinhas está virado a sul. Já virado a poente, e aproveitando um pequeno buraco onde outrora esteve um tubo, os pardais ali fazem o seu ninho todos os anos. 

Ontem consegui esta imagem insólita. O pardal macho em cima do telhado a espreitar o ninho das andorinhas que andavam avidamente a alimentar as crias! As andorinhas são mesmo muito rápida, no máximo em dois segundos alimentam as crias e saem do ninho e já outra andorinha vem com o seu alimento para repetir o processo. Foi tudo tão rápido, que só ao ver a fotografia me apercebi que apanhei as duas andorinhas!


Quanto aos pardais eles têm um comportamento completamente diferente do espírito comunitário das andorinhas. Os pardais são mais conservadores e territoriais. O macho passa a vida a cantar e quem alimenta as crias é a fêmea:



Entretanto estarei atento ao que irá acontecendo às crias e cá darei notícias se for o caso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário