domingo, 17 de julho de 2016

Crime ambiental

Creio que já por mais do que uma vez aqui no blogue falei da ignorância das pessoas, que movidas por um qualquer sentimento de repulsa matam as cobras por pura maldade. As pobres das cobras fruto de crendices, principalmente religiosas, gozam de grande impopularidade e são odiadas fruto dessa ignorância. 

Na natureza, como digo muitas vezes, tudo estava em perfeito equilíbrio até ao Homem tudo destruir e desequilibrar. Existe uma cadeia alimentar, em que uns animais se alimentam de outros, e a cobra ocupa o seu lugar, maioritariamente de predador, mas muitas vezes também de presa. 

As cobras são fundamentais, por exemplo, no controlo das populações de ratos, apesar de, dependendo das espécies (e eu sou um leigo no assunto) terem uma alimentação muito diversificada.




Infelizmente constatei mais uma destas mortes. Estava a passar a poucos metros onde há dois anos encontrei uma cobra-de-água-de-colar (publicado aqui) e vi este pobre animal morto. 

As temperaturas estão muito elevadas e as cobras estão muito mais ativas, e sendo repteis também precisam de se aquecer e são mais vistas, e esta infelizmente ter-se-á cruzado, não com um predador, mas com o animal-homem que só mata por prazer ou por ignorância.

Felizmente que os animais vão sendo olhados, cada vez mais, com outros olhos. Nem faço ideia, se existe ou não, moldura penal, mas matar um animal da nossa fauna, cada vez mais ameaçado, para mim é um crime ambiental. 

Sem comentários:

Enviar um comentário