Há pouco menos de três anos cortei uma pequena estaca de uma budleia (Buddleja davidii) num terreno baldio mesmo em frente da Estação de Campanhã. Peguei na estaca, coloquei-a dentro de uma garrafa de água que tinha no carro e trouxe para casa para tentar propagar por estaca como contei aqui.
A estaca enraizou e rapidamente começou a crescer e até deu flor, e durante algum tempo esteve num recipiente plástico sem que eu soubesse muito bem o que iria fazer com este arbusto.
O outro interesse da budleia, além dos aspetos estéticos do arbusto em si e do perfume das flores, é ser considerado o "arbusto das borboletas", os ingleses chamam-lhe mesmo literalmente "butterfly bush" por ter essa caraterísitca de atrair as borboletas.
E então acabei mesmo por decidir plantar na terra, no extremo sul do terreno, do lado direito onde tenho ideia de, com tempo, ir plantando uns arbustos encostados ao muro, e fazer um canteiro com outras plantas na frente.
Para termos borboletas no jardim temos de ter plantas onde elas gostem de depositar os seus ovos e onde depois as lagartas se alimentarão das folhas, e ter plantas que as atraiam depois em adultas. Mas eu quero confirmar isso mesmo no meu jardim, se a budleia terá realmente esse efeito magnético sobre as borboletas.
Sem comentários:
Enviar um comentário