sábado, 2 de julho de 2016

Primeiras flores da Alcachofra

Recolhi esta única alcachofra (Cynara scolymus) que tenho, no ano passado, mais uma vez abandonada de um terreno baldio. Reconheci-a logo pelas suas folhas muito características e cheias de picos. Arranquei-a de onde estava, e já agarrada ao solo, e até pensei que, como estávamos com as temperaturas quentes, ela pudesse morrer, e na verdade sofreu bastante com o transplante, mas na verdade, rapidamente regenerou, e ora aí está, bem alta, com mais de metro e meio e a abrir as primeiras flores. 





A alcachofra apresenta diferentes vantagens. Desde logo, além do seu caráter decorativo no jardim, tem propriedades medicinais muito importantes e tem ainda utilidade na culinária. Para mim a sua importância está nas suas propriedades medicinais, onde tem grande importância, na regeneração do fígado, mas não só, é rica em anti-oxidantes, rica em ferro e como tal muito boa para as anemias, e baixa o colesterol.                               


Usam-se exclusivamente as folhas em infusão, mas aviso já que não é nada agradável de tomar. O melhor mesmo é beber a chávena de uma só vez e pronto está feito. As folhas vendem-se secas em qualquer ervanária. Mas nada como, se pudermos, como é o meu caso, ter as nossas plantas mesmo à mão para as usar. Não é tanto pelo dinheiro, porque um saquinho de ervas custa pouco mais de 1€, mas é pelo facto de sabemos que não usamos químicos ou pesticidas, nem contribuímos para a pegada ecológica. Este saquinho por exemplo foi importado de Marrocos. 

A planta-mãe durará uns anos, mas antes de morrer deixará bastante descendência, e depois separar os novos filhotes para propagarmos mais plantas e fazer, por exemplo, um canteiro só de alcachofras, que devem sempre ser plantadas sempre atrás, emoldurando, se for o caso as plantas mais pequenas que plantarmos na sua frente.


Sem comentários:

Enviar um comentário