domingo, 31 de julho de 2016

Roedores de Physalis

Está a passar quase um ano, que no site das trocas, troquei, com uma senhora de Lisboa, umas suculentas por umas quantas plântulas de physalis. Eu só tinha provado este pequeno fruto há poucos anos em casa de uns tios meus, e por ter gostado fiquei logo com a ideia de vir a plantar em casa. A physalis é uma planta herbácea exótica, da mesma família que por exemplo o tomate, e é de muito fácil cultivo. Como a senhora me enviou muitas plantas, resolvi dar a maioria aos meus pais, que têm muito terreno disponível, e plantei depois algumas em minha casa. 



É uma planta que cresce e produz muito rapidamente, costumo dizer que é como as silvas! Mas o meu primeiro contratempo foram as geadas no inverno, que, ao contrário da casa dos meus pais que é mais abrigada, caem com frequência. O frio não foi assim tanto, mas foi o suficiente para que as plantas ficassem sem folhas e ficassem só com os paus ao alto. Até pensei que não escapasse nenhuma, mas na verdade mal as temperaturas começaram a subir brotaram de novo em força. 



Até que, esta semana semana comecei a ver um pequeno pé a tombar. O que de imediato pensei que estivesse a regar pouco e como o calor do último mês tem sido muito, bom, talvez tenha sido isso que tenha feito com quem este pé estivesse a querer secar. E passado um ou dois dias, outro pé também com as ramificações a tombar, e o calor até tinha sido bem menos, pois as temperaturas caíram neste fim-de-semana. 




Até que, estive agora a investigar a coisa, e o problema não é o calor nem a possível falta de água. O problema serão certamente os ratos que roeram completamente a planta! Certamente que os ratos que habitam no meu terreno nunca teriam provado physalis, mas ao contrário de nós que comemos os seus frutos, os ratos preferem roer as raízes e a base do tronco. E o lindo resultado foi este:




Ao contrário das minhas, as physalis dos meus pais não foram atacadas, mas também eu não tenho horta, só jardim, e a variedade de oferta é pouca ou nenhuma, e talvez possa estar aí a explicação.

2 comentários:

  1. É, as physalis dão-se muito bem por aqui também. Quando vem a geada e o frio elas parece que desaparecem, mas depois, mal vem um pouco de sol elas arrebitam outra vez. Tinha um grande pé no quintal da minha sogra e a última vez que comi os seus frutos foi já no final do Outono, que esteve anormalmente quente. Agora a planta desapareceu. Terá também tido desses visitantes danadinhos?
    Boa quinta-feira!

    Catarina H.
    https://ecologicaquem.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina,
      Eu ainda não tenho muita experiência com esta espécie mas se ela desapareceu, a meu ver ou morreu no inverno ou então também pode ter sido atacada pelos ratos. Mas como disse, só mesmo as minhas foram atacadas, com as dos meus pais não se passou nada talvez porque eles têm muito mais que comer. Obrigado pela visita, bom domingo.

      Eliminar