quarta-feira, 21 de julho de 2021

Não Deitem as Yuccas ao Lixo - Mudem-nas de Vaso!!


É recorrente encontrar yuccas abandonadas que estavam em vaso. As pessoas têm que ter presente que uma yucca, conhecida vulgarmente por Pata-de-elefante, não tem este nome por ser uma plantinha pequenina, que se pode colocar em vaso e que vai ficar ali pequenina sem se ter grande trabalho. Não, estamos a falar de uma planta que cresce a muitos metros de altura, e que  o tronco fica mais grosso que um pinheiro.

Assim sendo, o que vai acontecer quando metemos uma yucca num vaso é as raízes muito rapidamente se espalharão e, quando não tiverem mais por onde se alimentar do substrato, as folhas começarão a ficar amarelas, a planta vai definhar e depois deitam-na fora. Só que o tronco é muito resistente e a planta está viva!!

Foi o que aconteceu a este tronco que encontrei no monte. Basta a planta ter-se visto livre do vaso e as raízes encostarem no solo, para que os rebentos voltassem a puxar e a ficar verdinhos. Agora vou é que vou desembaraçar todas aquelas raízes, reduzo o tamanho, coloco num vaso e ficarei com uma planta com algum valor porque as yuccas quanto mais grosso tiverem o tronco mais valor comercial têm.

3 comentários:

  1. Um achado, então. Ontem trouxe alfazema e coloquei num caso. Vamos a ver se pega! Dizem que afasta os mosquitos e os danados andam a começar a chatear...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas vai propagar por estaca? Nesta altura não deve ser fácil mas não se perde nada!

      Eliminar
    2. Tinha um vaso com terra, vazio, nem pensei nisso! Mas nesse vaso tinha colocado sementes de salsa no tempo certo e nunca consegui que germinassem! Isso depois de ver uns vasos cheios de salsa na varanda de uma vizinha da minha irmã e de ter ficado roída de inveja...Pode ser que agora tenha sorte!

      Eliminar