Tenho visto uma confusão muito grande em relação aos nomes comuns, e mais uma vez o problema é em relação aos nomes comuns que as pessoas dão às diversas gramíneas que se usam para fazer relvados. E como sabemos só os nomes científicos é que identificam verdadeiramente uma planta. E um dos erros mais comuns que tenho visto é as pessoas darem o nome de escalracho à relva mais comum de jardim, a graminha Santo Agostinho. E o escalracho é uma erva diferente.
Aproveitando o facto de ter andado a fazer uma limpeza de ervas infestantes debaixo de uma laranjeira e que, infelizmente, está infestada de escalracho, resolvi tirar umas fotografias para que facilmente as pessoas possam perceber as diferenças e não se confundam na hora de comprar ou plantar no jardim.
O escalracho ou, como eu sempre ouvi chamar desde pequeno, o gramão é isto:
O escalracho ou, como eu sempre ouvi chamar desde pequeno, o gramão é isto:
As guias do escalracho (de nome científico Panicum repens) são muito duras, com raízes muito profundas e a ponta e muito fininha, fazendo lembrar muito os novos rebentos do bambu (que também é uma gramínea). Observe-se com atenção para o crescimento aprumado das folhas, que na verdade assemelham-se muito a pequenas novas canas de bambu. E as folhas em si são muito estreitas:
Na imgem seguinte, podemos ver quão invasivo é o escalracho. Como as suas finíssimas raízes penetram nas mais estreitas fissuras e alastram com grande virgor. E esta é outra característica terrível do escalracho, as suas raízes são muito profundas o que torna muito complicado depois de se conseguir erradicar totalmente.Mas observe-se então como é a parte aérea do escalracho e em pormenor como são as folhas que têm um tom verde claro, quase a fugir para o azulado:
E agora vamos comparar o escalracho (Panicum repens) com a comum relva de jardim, a graminha Santo Agostinho (Stenotaphrum Secundatum) e prestar atenção nas diferenças.
Na graminha Santo Agostinho temos a mesma guia dura, mas veja-se como as folhas, que já são mais largas, nascem muito junto à base da guia, ao contrário do escalracho que, da guia-mãe, nascem novas guias que darão então origem a folhas.Veja-se o formato das folhas:
A graminha Santo Agostinho também possui boas raízes, que lhe permitem fixar-se muito bem ao solo e ser de facto muito resistente, mas, ao contrário do escalracho, não mergulha profundamente, e a sua remoção completa é muito fácil visto que não deixa partes da planta no subsolo que irão alastrar.
E comparemos agora as duas gramíneas anteriores com a graminha São Carlos, que vai sendo também cada vez mais usada nos jardins portugueses.
A graminha São Carlos comummente designada por graminha brasileira tem o nome científico de Axonopus compressus. À primeira vista quase se pode confundir com a graminha Santo Agostinho, mas mais uma vez olhemos para as folhas e facilmente concluímos que são diferentes.
As folhas da graminha brasileira são de um verde mais escuro, e são bem mais largas que as da graminha Santo Agostinho. Vejam na imagem, ambas, lado-a-dado:
E agora até podemos comparar a graminha brasileira com o escalracho:
Mais uma vez relembro que só o nome científico identifica as espécies. Mas é necessário dar os nomes comuns certos às espécies sob pena de nos andarmos a baralhar e a confundir espécies diferentes.
Boa tarde.
ResponderEliminarEstou em fase de preparação do terreno para plantar esclaracho ou grama santo agostinho, mas não sei qual delas escolher.
Vivo em valongo (Porto) onde as noites de inverno são frias ( temp negativas) e com geadas frequentes.
Agradeço o sua opinião.
Devo iniciar a plantação na próxima 2 feira.
Obrigado e cumprimentos.
JorgeCunha
Olá boa noite Jorge,
EliminarOlhe, eu "gramão" como chamamos por aqui ao "escalracho" (e eu também sou do grande Porto) não o quero nem dado! Aliás, como referi nas zonas onde o tenho, ando sempre a arrancar e não me consigo ver livre daquilo!, porque emite raízes muito profundas. A Santo agostinho (das gramas de jardim mais vistas por aqui) só tem a desvantagem de ficar esbranquiçada no Inverno com as geadas, de resto é bastante resistente a ser pisada e mesmo sem água não morre.
Olá
EliminarTem graminha brasileira disponivel para plantar em finais de agosto/ inícios de setembro? Quero relvar a parte restante do jardim, aproximadamente, 60 m2.
Jorge Cunha
Sim, agora com a área que plantei especificamente para vender, não me deve falhar!
EliminarObrigado pelo comentário.
ResponderEliminarSendo do Porto, pergunto se tem para venda e a que preço.
Já estou a falar consigo no OLX ;)
EliminarBoa noite, qual a relva que aconselha a plantar na zona de Baião? Muito frio no inverno, com queda de geadas.. eu gostei muito da graminha brasileira, mas será a melhor opção para a zona em questão? Que relvas tem disponível?
EliminarCumprimentos
Boa noite,
EliminarÉ uma questão de ver aí à volta que graminhas as pessoas têm nos jardins, e ver como se dá por aí.
Depois é a questão de ver as necessidades.
Santo Agostinho: mais resistente a ser pisada; menos água; esbranquiçada no Inverno
Brasileira: folha mais larga e verdinha; precisa mais água e é menos resistente que Santo Agostinho;
De momento só tenho Santo Agostinho, tenho da graminha brasileira mas só irei vender daqui por uns meses..
Olá, não há nenhum herbicida para atacar o gramão ou escalracho? Tenho esta praga no relvado e não me consigo ver livre disto...
ResponderEliminarDepois do gramão se introduzir num terreno (tal como a junça e outras) é muito complicado conseguirmos erradicá-lo. Herbicidas não aconselho. Eu vou puxando à mão o que aparece, e passando com o corta-relva fica tudo uniforme e não se nota.
EliminarPois é o que tenho feito... Mas fico lixado por ver esta praga no meio da relva bonita...
ResponderEliminarSei muito bem o que isso é!!
EliminarNa próxima semana vou escarificar o relvado. Pelo menos vou dar cabo desta praga à superfície. O que devia fazer era abrir uns 10 buracos no relvado nas zonas de maior foco desta praga mas tenho receio que passado um ano esteja igual...
ResponderEliminarÉ muito complicado de erradicar, porque lança raízes profundas, arrancamos à superfície mas mais tarde voltará ao mesmo. Há que conviver com ela e ir arrancando à superfície...
EliminarBoas
ResponderEliminarEstou a comecar a fazer uma horta onde os horticolas vao ficar dentro de uma caixa (sem fundo) enterrada na terra cerca de 10cm. A volta das caixas pretendo plantar relvado para andar por cima de pouca ou nenhuma manutencao inclusive corte. Pelos conselhos atras, julgo que o escalracho nao sera uma boa solucao pelo problema das raizes. A rega dos horticolas (e da relva) sera automatica. Vivo em Aveiro. Santo Agostinho ou Brasileira serao boas opcoes? Naturalmente que nao quero que as raizes se difundam nos horticolas.
Olá Alexandre,
EliminarSim, tanto a graminha brasileira como a graminha santo agostinho serão boas opções. Eu inclinava-o mais para a santo agostinho por ser mais resistente a andar em cima e precisar menos água. Mas na minha opinião, esteticamente, a brasileira resulta melhor por ficar sempre mais verdinho.
Olá Konigvs
EliminarObrigado. De qualquer maneira precisa de corte?que frequencia? As raizes que profundidade têm mais ou menos?
Sim, claro, se não cortar a graminha ela acabará por ficar como se fosse capim! No verão precisa de cortar a graminha quase todas as semanas porque ela cresce muito rápido. As raízes da santo agostinho são bem mais vigorosas mas, mesmo assim, têm poucos centímetros de comprimento.
EliminarOlá Konigvs
ResponderEliminarQual a sua opinião da Bermuda Cynodon Dactylon? Qual a recomendação de tratamento no outono?
Olhe, sinceramente não lhe posso aconselhar porque só tenho mesmo graminha santo agostinho e graminha brasileira em casa.
EliminarBoa noite. Estou renovar o relvado após ter ficado dizimado por uma infestacao de trevos.era escalracho. Será que posso plantar santo Agostinho , sendo que ainda ficará alguns restos de raizes de esclaracho. Ou seja vai haver alguma mistura. É possível? Obrigado
ResponderEliminarÉ uma questão de tentar remover ao máximo o gramão, que tem raízes profundas, e colocar a graminha por cima por forma a tentar cobrir. Caso o gramão vá furando é indo tentando arrancar o que aparecer para ter o relvado o mais bonito possível.
EliminarObrigado pela ajuda. Tem Santo Agostinho para venda?
ResponderEliminarSim, tenho.
EliminarBoas!Moro na regiao de Lisboa e tenho cerca de 150m2 para por relva pela primeira vez.
ResponderEliminarO que aconselha? Vende na/para a regiao de Lisboa?
Já me falaram da Kykuyo que é mais fácil de por pois é semeada e fica semelhante à Santo Agostinho... poderá ser?
Boa noite,
EliminarPosso enviar por ctt expresso que eles recolhem no domicílio, até ao fim do mês e até 10Kg são 7€ de envio.
Kykuyo por semente não tenho experiência, não posso dar opinião.
Boa noite, vivo em Óbidos e tenho 140m2 de jardim onde pretendo colocar relva "graminha Santo Agostinho", para esta área e pretendendo que a relva esteja "fechada" em 2/3 meses qual a quantidade que necessito? qual o preço? depois de plantar (será colocado 20cm de terra preta proveniente de dessaterro) é necessário aplicar algum produto para matar ervas que surjam ou a graminha Santo Agostinho irá eliminá-las por natureza. Obrigado
ResponderEliminarBoa noite, peço desculpa por só responder agora, não sendo já útil mas fica respondido para outras pessoas que possam ter as mesmas dúvidas. Então é assim, quanto mais junto plantar os pés, mais depressa o relvado vai fechar; para fechar assim rápido o ideal é plantar a uns 10cm e precisaria de uns 40-50 pés por metro. Quanto às ervas infestantes, elas irão surgir e o melhor é indo arrancando, ainda que a própria relva vá abafar a maioria delas. Mas quantas mais tirar melhor.
EliminarBoa noite. Tenho um canteiro que apanha muito sol onde tinha sido plantada graminha brasileira (plantação recente ainda com muita terra à vista e com muitas daninhas a aparecer, que vamos retirando). Qual a frequência de rega aconselhada no Verão? Se deixar de regar ou regar pouco vai sobreviver até ao Outono? Obrigada. Aprendi muito sobre relva aqui no blog :D
ResponderEliminarOlá boa noite,
EliminarNesta fase pouco depois da plantação é importante ir regando bem, mas depois vá controlando se ela se encontra verdinha ou não. Com muito calor convém mesmo ir controlando como a relva se apresenta porque porque pode mesmo em último caso morrer alguns pés. Mas se for sempre deitando o olho facilmente começa a perceber as necessidades da relva. Pode não acreditar, mas a graminha é dos temas mais lidos aqui do blogue! E também por isso eu dando mais dicas daquilo que vou aprendendo para ir de encontro a essa procura!
Muito obrigada.
EliminarOlá boa noite
ResponderEliminarComo se corta esta relva?
Dá para usar um cortador de relva manual? De fio? Ou tem que ser mesmo corta relva?
Boa noite,
Eliminarum manual deve dar, eu nunca usei mas custará mais. De fio o corte ficará irregular aos altos e baixos. Com um corta relva ficar mais uniforme e bonito.
Tem graminha Santo Agostinho ou graminha brasileira para venda? Qual o preço?
ResponderEliminarSim, da brasileira bastante, da santo agostinho para já pouca. Estou a vender a 5 cêntimo o pé (5€ / 100 pés)
EliminarBoa tarde Konigvus!
ResponderEliminarPara além da primavera quando posso plantar a graminha Stº Agostinho? Dá para plantar também no verão e outono?
Obrigada pelo site
Olá Fernanda,
Eliminarsim, pode plantar em qualquer altura. O único inconveniente que há é em plantar no inverno porque não vai crescer de imediato, de resto eu até em Agosto com 40 graus plantei sem problema, tem é que se regar muito bem.
Obrigada!
EliminarOlá
ResponderEliminarPode dizer-me o que é isto?
https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=164769
https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=164788
Muito obrigado
Olá,
EliminarAs duas fotografias referem-se à mesma espécie?
Eu acho que não é nenhuma destas que falo aqui na publicação. Talvez seja a grama bermuda. Veja aqui este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Yp43N223P50
Olá boa noite
EliminarSim, são a mesma, arranquei um pé para fotografar... Isso começou a crescer no meio da relva depois de deixar de cuidar dela por causa das obras (falta de rega, corte, adubo,...
A grama brasileira é resistente ao xixi de cadela , porque a grama normal de tapete não é !
ResponderEliminarAlguém com animais e com grama brasileira que possa partilhar experiências �� obrigada
A grama brasileira é resistente ao xixi de cadela , porque a grama normal de tapete não é !
ResponderEliminarAlguém com animais e com grama brasileira que possa partilhar experiências 😊 obrigada
A grama brasileira é resistente ao xixi de cadela , porque a grama normal de tapete não é !
ResponderEliminarAlguém com animais e com grama brasileira que possa partilhar experiências 😊 obrigada
O escalracho tem vindo a ser afetado com um percevejo chamado Blissus Leucopterus, se não fôr efetuado um tratamento atempado e adequado, pode acabar com um jardim em poucos meses.
ResponderEliminarSó estou a alertar porque é uma situação preocupante.
https://www.google.pt/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://m.youtube.com/watch%3Fv%3D2InBdCj4_ZQ&ved=2ahUKEwjwpovPhefrAhVFgRoKHe3vBWEQtwIwAHoECAoQAQ&usg=AOvVaw0XMBPAzW6J3XNu0m4PRQbn
Obrigado pela partilha. Já tinha visto qualquer coisa nas redes sociais, felizmente para já aqui para os meus lados ainda não vi pessoas a queixarem-se.
EliminarBoa tarde. Podem pf informar se a relva são carlos resite a este percevejo Blissus Leucopterus? Acabei por perder todo o escalracho que tinha no jardim no verão passado.
EliminarObrigado,
Boa tarde,
EliminarEu ainda não tenho conhecimento que esse percevejo por aqui tenha afetado as gramíneas.
O senhor(a) de que zona é? Obrigado.
Na região de Lisboa tem sido uma desgraça.O meu relvado está a ficar todo seco.Se souberem de alguma solução agradeço a partilha
ResponderEliminarDepois dos esclarecimentos sobre tipos de relvas concluo que o meu relvado não é escalracho mas erva de st Agostinho e está a ser totalmente atacado.
ResponderEliminarAtacado pelo tal besouro?
EliminarBoa noite!
ResponderEliminarComprei recentemente uma moradia e o jardim basicamente era só mato. O jardineiro arrancou o que havia e preparou o terreno para colocar grama brasileira.
Após plantar começaram a vir as daninhas e algumas partes do terreno tem isto:
Imagem 1
Imagem 2
Isto é escalracho?
Se sim irá de alguma forma matar a grama brasileira?
Obrigado
Bom dia,
EliminarIsso parece-me graminha Santo Agostinho. Não vai matar a graminha brasileira, elas ficarão as duas entrançadas uma na outra sem problema. Caso não ache que fica estético vá arrancando o que for aparecendo. Mas há pessoas até a plantar de ambas, é uma questão de gosto, ainda que eu prefira ver o relvado uniforme, só com uma espécie.
Boa tarde!
ResponderEliminarTenho um relvado com cerca de 170m2 mas tem muitas infestantes de folha fina no meio da relva que já é pouca. Tinha pensado em plantar relva brasileira. Esta pode ser plantada no meio da relvado que existe? Qual o preço que faz?
Obrigado
Bom dia, sim pode perfeitamente plantar a graminha brasileira lá pelo meio que ela vai-se espalhando, e até pode também ir aos poucos arrancado essas ervas.
EliminarEu estou a vender a 6 cêntimos o pé.
O meu jardineiro vai plantar escalracho porque afirma ser mais resistente e precisar de menor manutenção. Qual é a vantagem e a desvantagem deste tipo de relva?
ResponderEliminarVeja aqui:
Eliminarhttps://bucolico-anonimo.blogspot.com/2021/03/relvado-que-graminha-escolher-santo.html
Bom dia,
ResponderEliminarPara um pequeno relvado (40m2) nos Açores, onde as temperaturas rondam os 8ºC minima e 26ºC máxima, que tipo de relva aconselha? Não terá de ser muito resistente porque será muito pontualmente pisada...
Obrigado!
Peço desculpa pelo atraso na resposta (não estou a receber as notificaões dos comentários não sei porquê), mas acho que qualquer das duas "santo agostinho" ou "brasileira" são boas opções. Depois é uma questão de gosto pessoal.
EliminarBoa tarde, comprei uma casa há uns dois anos na zona da Ericeira e tinha relva plantada em tapete muito bonita mas que simplesmente não consigo manter verde. Este ano no verão acabou por morrer quase toda com o calor e mesmo com duas regas por dia há zonas que não se mantêm verdes e acho que se relaciona com o facto do terreno não ter muita drenagem (há zonas onde a água faz poça). Queria tentar uma coisa diferente que seja mais fácil de manter e que me deixe o relvado da frente da casa verde. A santo agostinho, pelo que percebo, terá um perfil mais parecido com relva de "tapete", correcto? A grama brasileira acaba por ser uma folha muito mais larga. Se comprar santo agostinho posso plantar sem remover esta? Vende este tipo de grama? Como posso comprar? Obrigado!
ResponderEliminarViva, já venho um pouco tarde, mas não estou a receber as notificações de novos comentários. Eu ainda vou vendendo mas só pontualmente, não em grandes quantidades porque não tenho tempo para isso. Pode comprar uns pés e ir plantando lá pelo meio que, aos poucos, a graminha toma conta de tudo.
EliminarBom dia a minha relva que era escalrracho morreu toda com o escaravelho Blissus Leucopeterus. Queria saber qual é os tipos de relva que resistem a este escaravelho? Obrigado
ResponderEliminarNão lhe sei responder, o melhor seria consultar algum engenheiro agrónomo num centro de jardinagem.
Eliminar