terça-feira, 12 de julho de 2016

Arranjos de Suculentas para o Cemitério

Na minha modesta opinião a minha mãe tem imenso jeito para fazer arranjos florais. Sempre gostou de todo o tipo de plantas e de cuidar do seu jardim. E sempre teve vários tipos de diferentes plantas que dão flor de corte, para que as pudesse ter durante todo o ano, com o intuito de ter flores para enfeitar no cemitério. Entretanto com a idade e com o trabalho que implica cuidar do jardim e de ter tantas plantas para cuidar, começou a ser demasiado cansativo, e teve então, na minha opinião, a brilhante ideia de cultivar arranjos de suculentas nas próprias floreiras que se usam no cemitério para enfeitar as sepulturas. 



Como sabem, as suculentas são plantas muito resistes e que necessitam de pouca água, aliás, muitas das vezes as pessoas acabam por as matar, precisamente por lhes deitarem água demais. São então plantas apropriadas para estar ao sol e que não necessitam de grandes cuidados. Muitas delas, em diferentes alturas também dão flor dando um colorido mais bonito à taça.Trata-se a meu ver, para quem gosta de ter as sepulturas enfeitadas, de uma boa ideia, e até bastante económica, de ter plantas naturais que também dão flor, e que resistem ao tempo, ao contrário das flores de corte, que, em pleno verão, ao fim de dois ou três dias estão com muito mau aspeto. Deixo-vos aqui mais alguns exemplos:












5 comentários:

  1. Os arranjos estão bonitos e é realmente uma ideia brilhante. Como não é uma planta que precisa de muitos cuidados é um bom exemplo para servir o propósito que referes. Vou dar essa ideia à minha mãe.
    Pronto, já sabemos de onde vem o teu gosto pela jardinagem :)
    SF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As flores são muito caras e com este calor duram dois ou três dias. Acho que esta opção resulta bem. Só que também dá um bocado nas vistas, e por vezes roubam plantas, algo que acho muito decadente, irem roubar plantas que estão a enfeitar as campas.
      Sinceramente não acho que o meu gosto da natureza e da jardinagem tenha sido herdado... acho que é algo mesmo inato. Acho que o meu mais recente interesse da jardinagem até surpreendeu a minha própria mãe.

      Eliminar
  2. E quando chove? As suculentas não gostam de muita água. Eu comprei suculentas para colocar no cemitério, mas depois lembrei-me deste pormenor da chuva, que ia acabar por matá-las com tanta água. Acabei por não as pôr no cemitério. Têem alguma ideia de como fugir a este problema do excesso de água e ter suculentas no cemitério?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não tem sido problema. Aliás, muitas vezes a minha mãe coloca as estacas de suculentas espetadas nas esponjas húmidas dos arranjo. E elas ganham raiz lá, sem problema.

      Eliminar
  3. Estou interessada nesse universo de suculentas e cactos, quero decorar o espacinho da minha irmã, creio que como você disse, essas plantas são resistentes ao sol escaldante de um espaço aberto e sem sombra, como um cemitério

    ResponderEliminar